A maioria das pessoas pode se lembrar do TikTok como o hit pop de Kesha. E nós não os culpamos. Mas, para os adolescentes do mundo, assumiu um significado completamente diferente. Tente perguntar a um dos Geradores Z e eles dirão que o aplicativo é uma subcultura completamente nova.

O TikTok é uma das plataformas de mídia social que mais cresce no mundo, que apresenta uma versão alternativa do compartilhamento on-line. Ele permite que os usuários criem vídeos curtos com músicas, filtros e outros recursos.

Às vezes é engraçado, às vezes é cringey, mas é definitivamente viciante.

E embora para muitas pessoas o TikTok pareça estar preenchendo um vazio deixado pelo Vine, há muito mais do que apenas isso. O TikTok fornece uma plataforma para os usuários se expressarem de uma maneira muito criativa.

Mas o que exatamente é esse aplicativo misterioso que os jovens parecem não ter o suficiente? Vamos dar uma olhada.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia iOS e Android que pode ser usado para criar e compartilhar vídeos curtos. Foi lançado inicialmente como Douyin em setembro de 2016, na China. No ano seguinte, em 2017, o aplicativo foi lançado pela ByteDance para mercados fora da China. O TikTok e o Douyin usam o mesmo software, mas mantêm redes separadas para cumprir as restrições de censura chinesas. O TikTok está disponível em todo o mundo através da App Store ou do Google Play.

Alguns de vocês podem estar se perguntando por que o TikTok pode parecer estranhamente semelhante ao Musical.ly em termos do que você faz nos aplicativos. E há uma boa razão para isso. No final de 2017, a empresa controladora do aplicativo, ByteDance, comprou o Musical.ly. Como resultado da fusão, a TikTok teve acesso fácil a segmentar o mercado de adolescentes dos EUA, que anteriormente pertencia à Musical.ly.

Para ter uma idéia do objetivo do TikTok como empresa, sua missão é “capturar e apresentar a criatividade, o conhecimento e os preciosos momentos da vida do mundo, diretamente do telefone celular. O TikTok permite que todos sejam criadores e incentiva os usuários a compartilhar sua paixão e expressão criativa por meio de seus vídeos. ”Ao fazer isso, o TikTok compete com gigantes como YouTube, Instagram e Facebook que têm o apoio do Google ou do Facebook.

O que ajuda o TikTok a se destacar entre os concorrentes é que é mais uma plataforma de entretenimento, em vez de uma plataforma de estilo de vida. E o que o torna tão atraente é que praticamente qualquer pessoa pode se tornar um provedor de conteúdo devido à simplicidade de usar o aplicativo. É por isso que atrai tantos criadores de conteúdo em todo o mundo.

Agora que entendemos o que é o TikTok, vamos mergulhar nas 10 principais estatísticas do aplicativo para 2019 e por que conhecê-las pode ser útil para profissionais de marketing em todo o mundo.

Usuários ativos mensais do TikTok

O TikTok foi lançado em setembro de 2016 e, nos três anos desde o seu lançamento, é seguro dizer que explodiu em popularidade. O TikTok possui 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo (Datareportal, 2019). Isso faz do TikTok o nono em termos de sites de redes sociais, à frente de sites mais conhecidos, como LinkedIn, Twitter, Pinterest e Snapchat.

É interessante ressaltar que 150 milhões de usuários diários ativos estão na China, que usam principalmente a versão chinesa do aplicativo, chamada Douyin. O TikTok foi especialmente recebido com entusiasmo por muitos países asiáticos, como Camboja, Japão, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Apenas para lhe dar uma ideia de como os outros aplicativos se comparam em comparação, o Instagram levou seis anos para lançar a mesma quantidade de usuários ativos mensais que o aplicativo conseguiu alcançar em menos de três anos. E para o Facebook atingir a mesma marca mensal de usuários ativos, levou quase mais de quatro anos.

Downloads

O TikTok foi o terceiro aplicativo mais baixado no primeiro trimestre (2019), com 188 milhões de novos usuários. Para uma comparação ano a ano, cresceu 70% em relação ao primeiro trimestre de 2018 (SensorTower, 2019). Isso é alucinante. Para este trimestre específico, o crescimento do TikTok foi impulsionado principalmente por um aumento de novos usuários na Índia, onde cerca de 88,6 milhões de novos usuários aderiram ao aplicativo de mídia social. Em comparação, o TikTok acumulou aproximadamente 13,2 milhões de novos usuários nos Estados Unidos durante o primeiro trimestre de 2019.

Mas, no segundo trimestre de 2019, o TikTok pode não ser capaz de acompanhar o ritmo, pois o governo indiano recentemente pressionou a Apple pela remoção do aplicativo em todo o país. A proibição foi levantada mais tarde, mas isso já pode ter sido tarde demais e resultou em uma perda de cerca de 15 milhões de downloads para o TikTok.

Outro fato interessante é que, entre os cinco aplicativos mais baixados em todo o mundo no primeiro trimestre de 2019, o TikTok é o único que não pertence ao Facebook. O TikTok ultrapassou a marca de um bilhão de instalações em todo o mundo (na App Store e no Google Play) em janeiro de 2019, uma conquista que não pode ser superestimada. Ao obter tudo isso em um período tão curto de tempo, parece que não há como voltar atrás para o aplicativo neste momento.

O TikTok é o aplicativo mais baixado na Apple App Store

Se a estatística anterior do TikTok não surpreendeu você, essa certamente o surpreenderá.

Desde o primeiro trimestre de 2019, o TikTok é o aplicativo mais baixado na Apple App Store, com 33 milhões de downloads em um único trimestre (Sensor Tower, 2019). O aplicativo supera fortemente o YouTube, Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger, que completam os cinco primeiros.

Além disso, este é o quinto trimestre consecutivo do TikTok como o aplicativo mais baixado na Apple App Store. Isso significa que o aplicativo não apenas é capaz de manter sua base de usuários atual forte, mas também está em constante evolução para atrair uma nova e crescente base de usuários.

Mas o TikTok parece ser mais popular entre os usuários do iPhone do que os usuários do Android – o TikTok é “apenas” o terceiro aplicativo mais baixado no Google Play, atrás do WhatsApp e do Facebook Messenger.

Mesmo assim, o primeiro trimestre de 2019 é o trimestre com melhor desempenho do aplicativo, com 188 milhões de novos usuários – um aumento anual de 70% em relação aos 110 milhões de novos usuários registrados no primeiro trimestre de 2018.

Como evidência adicional da crescente popularidade recente do aplicativo, o aplicativo também ultrapassou a marca de um bilhão de instalações de aplicativos na App Store e no Google Play em todo o mundo. Isso ocorreu em grande parte graças aos 667 milhões de downloads pela primeira vez em 2018 – que o levaram ao quarto lugar na lista dos aplicativos não-jogos mais baixados do ano.

App conquista os adolescentes do mundo

O TikTok realmente acertou em cheio na cabeça quando se trata de se envolver com os jovens do mundo. Pode ser um arranhão para as gerações mais velhas, mas o TikTok não é novidade para os adolescentes do mundo. 41% dos usuários do TikTok têm idade entre 16 e 24 anos (Globalwebindex, 2019).

O aplicativo de mídia social é todo o hype entre os jovens, mas muitos usuários adultos de mídia social nunca ouviram falar dele e você pode estar se perguntando o porquê. Simplificando – é por design. Para começar, a popularidade do TikTok com a geração mais jovem pode ser explicada pelo fato de que os criadores do aplicativo decidiram escolher menores de 18 anos como seu público-alvo desde o início. De certa forma, você pode dizer que os criadores do aplicativo entenderam a geração mais jovem de uma maneira melhor do que os aplicativos concorrentes. Com o público-alvo especificado desde o início, eles entenderam os hábitos e preferências dessa faixa etária, o que os levou a criar um aplicativo de mídia social que fornece ao público exatamente o que está procurando. O TikTok permite que os usuários criem e compartilhem vídeos engraçados enquanto cantam, dançam ou fazem a sincronização labial de suas músicas favoritas. Permite que o público mais jovem se expresse de maneira criativa, seja dançando, cantando ou fazendo algum tipo de comédia. Se você pensa assim, não é surpresa que tenha gerado tanto entusiasmo entre os adolescentes do mundo.

Divisão de gênero do TikTok

De acordo com dados de 2018, parece que o TikTok é mais popular entre usuários do sexo masculino do que feminino. Quando se trata do uso do aplicativo com base no sexo, 55,6% dos usuários são do sexo masculino e 44,4% dos usuários do sexo feminino (App Ape Lab, 2018). Também é interessante observar que a presença de usuários do sexo masculino é maior do que a de usuários do sexo feminino em todas as faixas etárias. A diferença percentual pode não ser grande em nenhum grupo em particular, variando de 10 a 50 anos, mas ainda é fascinante observar a popularidade comparativamente maior do aplicativo entre usuários do sexo masculino.

Quando o TikTok foi lançado, ele ganhou reconhecimento inicial principalmente entre as meninas do ensino médio, mas agora os usuários do sexo masculino são mais altos em todas as faixas etárias. Outro ponto a ser observado é que muitos usuários não usam necessariamente a plataforma de rede social para postar vídeos, mas apenas para assisti-los.

Tempo médio gasto no TikTok diariamente

No que diz respeito ao tempo diário gasto no TikTok, os usuários gastam uma média de 52 minutos por dia no aplicativo (BusinessofApps, 2019). Portanto, isso significa que as pessoas estão usando o aplicativo de rede social diariamente para criar e compartilhar vídeos curtos de si mesmas ou para assistir à infinidade existente de vídeos do TikTok enviados para a plataforma. De qualquer forma, eles fazem isso por quase uma hora todos os dias.

Vamos dar uma olhada no desempenho de outros sites de mídia social em comparação com o aplicativo. As pessoas passam quase a mesma quantidade de tempo no Instagram (53 minutos) e um pouco menos no Snapchat (49,5 minutos). O Facebook lidera, com os usuários gastando uma média de 58,5 minutos na plataforma de mídia social todos os dias. E para os profissionais de marketing, tudo isso pode ser muito importante para saber. Isso porque quanto mais tempo as pessoas gastam nesses aplicativos, maior a chance de ver anúncios.

Internacionalização

A partir de 2019, o TikTok está disponível em 155 países (Apptrace, 2019). Também está disponível em 75 idiomas. Isso cobre uma grande parte da população.

O mais interessante é observar como o aplicativo conseguiu reunir um público tão grande em tão pouco tempo, enquanto crescia em novos mercados. Para começar, a maior parte do público ocidental do TikTok pertencia ao Musical.ly e, para o público oriental, eles executam uma versão separada do aplicativo chamada Douyin, com a qual estão muito mais familiarizados. O aplicativo se saiu particularmente bem com o crescimento de seus seguidores asiáticos. O aplicativo é baixado mais de 10 milhões de vezes apenas pelas pessoas na Tailândia. E na Índia, agora existem mais de 20 milhões de usuários ativos do aplicativo.

Como profissional de marketing, essa estatística do aplicativo pode ser do seu interesse quando você considera seus esforços de marketing com base no seu público-alvo. Com o TikTok, você tem a possibilidade de atingir um público em 155 países diferentes. E, estatisticamente falando, há uma probabilidade muito alta de que seu público esteja localizado em algum lugar desses países.

Nove em cada dez usuários do TikTok usam o aplicativo várias vezes ao dia

Três quartos de todos os aplicativos são baixados, acessados ​​uma vez e depois totalmente esquecidos. Com a próxima estatística TikTok, você pode ter certeza de que o TikTok se enquadra no quarto restante.

90% de todos os usuários do TikTok acessam o aplicativo diariamente. Além disso, eles são extremamente ativos no aplicativo. Um estudo que observou o comportamento dos usuários do aplicativo no período de um mês mostra que 68% dos usuários do TikTok assistem ao vídeo de outra pessoa e 55% enviam seus próprios vídeos (Globalwebindex, 2019).

Também parece haver uma diferença nos hábitos de assistir e compartilhar, com o primeiro uma clara preferência entre os usuários do aplicativo.

Para aprofundar, pode haver algumas razões óbvias pelas quais há uma preferência de assistir ao conteúdo existente em vez de publicar o seu. Alguns usuários podem preferir o TikTok como fonte de entretenimento. Mas, apesar de os usuários assistirem mais ativamente ao conteúdo existente, ainda há um número surpreendente de pessoas que estão compartilhando seus próprios vídeos. Isso também demonstra a liberdade criativa e a simplicidade do TikTok como plataforma social.

Número crescente de adultos nos EUA usa o TikTok

Temos outra estatística fascinante do TikTok que nos ajuda a entender melhor a demografia dos usuários do aplicativo. Basicamente, os americanos adoram o TikTok. 26,5 dos 500 milhões de usuários ativos mensais são dos EUA. Essa estatística combina os downloads do aplicativo do Android e do iOS.

Mas, embora o aplicativo ainda seja muito mais popular entre os adolescentes, os números mais recentes mostram uma mudança nessa tendência.

Além de pequenas quedas no terceiro trimestre de 2018, o número de adultos nos EUA que usam o TikTok tem aumentado de maneira consistente nos últimos anos (Marketingcharts, 2019).

No início do quarto trimestre de 2017, havia 2,6 milhões de usuários adultos de TikTok nos EUA. Apenas 12 meses depois, isso aumentou quase três vezes, para 7,2 milhões. Desde setembro de 2018, o uso do aplicativo entre adultos nos EUA aumentou exponencialmente – dobrando e atingindo 14,3 milhões em apenas seis meses.

Em menos de 18 meses, o número de usuários adultos do TikTok nos EUA cresceu 5,5 vezes.

Um dos principais fatores que contribuem para o súbito aumento da popularidade do aplicativo a partir de setembro de 2018 pode ser atribuído ao The Tonight Show, estrelado por Jimmy Fallon. Como parte do segmento do programa, o apresentador do Tonight Show, Fallon incentivou os espectadores a participarem de uma série de desafios organizados pelo aplicativo TikTok. Como resultado dessa parceria, o aplicativo teve um grande aumento no engajamento e nos downloads.

Número médio de vídeos visualizados no TikTok

Quando se trata do número médio de vídeos assistidos no TikTok, havia mais de 1 milhão de vídeos visualizados todos os dias em um ano (Influencermarketinghub, 2018). O que é surpreendente: dentro de um ano do desenvolvimento do TikTok, atingiu esse marco de 1 milhão de visualizações por dia.

Essa estatística do TikTok é a prova de que você precisa começar a prestar atenção neste site de mídia social. Como mencionado anteriormente, o aplicativo começou a crescer inicialmente quando adquiriu seu rival Musical.ly em 2017. Após a fusão dos dois aplicativos, não havia como voltar atrás. Dessa forma, o aplicativo não apenas teve uma entrada suave no mercado, mas também atendeu às necessidades de um mercado existente. Mas é importante não esquecer que a considerável base de usuários do TikTok não se deve apenas ao crescimento dos mercados ocidentais, mas também ao crescimento efetivo de mercados emergentes como China e Índia.

O conteúdo e a comunidade foram um grande participante no incentivo ao crescimento do TikTok em um período muito curto de tempo. A partir de então, o TikTok continuou a crescer e alcançar novos públicos.

Portanto, é seguro dizer que o TikTok está fazendo muito mais do que apenas substituir o Vine ou outros aplicativos de mídia social similares. Agora, embora o TikTok possa estar competindo com os grandes players do mercado, a plataforma serve a um propósito diferente do YouTube, Instagram ou Snapchat. O TikTok é uma plataforma destinada principalmente a criadores de conteúdo. E a facilidade com que qualquer um pode se tornar um criador de conteúdo é um dos muitos fatores que dão ao TikTok uma vantagem sobre a concorrência. Com essas estatísticas do TikTok em mente, você poderá entender melhor os novos acontecimentos das mídias sociais. Essas estatísticas também provam que, se você é um profissional de marketing de mídia social ou um usuário de mídia social, o TikTok não é uma força a ser tomada de ânimo leve. É hora de prestar muita atenção ao TikTok.

Links úteis

Enviar sugestões de assuntos e votar em tópicos para próxima semana

Acesse @incucaviva em https://www.instagram.com/incucaviva/