Tecnologias para melhorar as vendas no e-commerce

A quantidade de inteligência utilizada em um e-commerce diferencia líderes de mercado, então organizamos alguns pontos que você pode ajustar no seu processo para vender mais e melhor.

https://youtu.be/eSzQS2xipdk

Gerenciamento de informações do produto

Para uma empresa de comércio eletrônico, é essencial que os dados do produto sejam atualizados constantemente e que novas especificações sejam carregadas em tempo hábil. Informações sobre preços, descontos e remessas precisam estar atualizadas para aumentar a satisfação do comprador com o site. As descrições dos produtos precisam ser exclusivas e não apenas copiadas e coladas no site do fabricante para garantir uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa. As imagens também precisam ser marcadas para que a pesquisa de um usuário extraia todas as informações relevantes corretamente. Além disso, as informações do catálogo devem ser consistentes nas versões impressa e digital, e essa tarefa deve ter prioridade.

A terceirização do gerenciamento de informações sobre produtos oportuniza cuidados extras para trabalhar nessa tarefa complexa. Desde que um processo operacional possa ser estabelecido para o trabalho e o Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) seja fácil de usar, qualquer operação de entrada, validação ou limpeza de dados pode ser terceirizada.

Atendimento ao Cliente

Um negócio de comércio eletrônico pode ser impulsionado pela tecnologia, mas isso não tira a necessidade de criar uma interface humana por meio de canais de atendimento ao cliente sob demanda. Atualmente, os clientes procuram conectar-se a uma marca por qualquer meio mais próximo – discando o número, disparando um e-mail, clicando no botão de bate-papo ao vivo, enviando um SMS, postando nas mídias sociais, etc.

Além disso, a pegada geográfica de uma empresa de comércio eletrônico geralmente se expande além da região em que a organização está sediada. Isso abre o requisito de atendimento ao cliente que atende a compradores em diferentes fusos horários ou mesmo após o horário comercial. No momento da venda, durante o feriado ou a estação festiva, o número de consultas recebidas nos canais de atendimento ao cliente aumentará, às vezes até além das expectativas.

Para quem está iniciando há serviços de terceirização do atendimento oferecendo aos clientes todas as opções de atendimento, evitando a necessidade de investir em recursos para gerenciar internamente essa atividade. Para quem já está no mercado, metrificar a jornada dos clientes para otimizar os caminhos e sentimentos dos clientes enquanto compra é a melhor forma de melhorar.

Serviços de Gerenciamento de Pedidos

À medida que os pedidos dos clientes chegam, seu gerenciamento se torna crítico. As atividades de gerenciamento de pedidos abrangem várias funções, do front-end ao back-end. No front-end do atendimento ao cliente, ajudar os compradores na colocação de pedidos envolve a resolução de consultas, cotações, recebimento de pedidos, resolução de reclamações, gerenciamento de solicitações de reembolso, fornecimento de atualizações de status, coleções e muito mais.

No back-end, o gerenciamento de pedidos é uma tarefa que abrange processos de back-office, como validação de pedidos, entrada de dados de informações do cliente, gerenciamento de banco de dados de clientes, gerenciamento de cancelamento de pedidos, roteamento de pedidos para o departamento em questão, etc. As tarefas relacionadas a finanças e contabilidade incluem fatura processamento, processamento de contas a receber e assim por diante.

Para melhorar o gerenciamento sistematizar o processo e coletar dados para análise de melhorias libera os funcionários internos para focar a atenção com mais precisão e padrão de suas áreas.

Edição de Fotos

As imagens desempenham um papel importante nos sites de comércio eletrônico, fornecendo aos clientes dicas visuais sobre a aparência do produto e contribuindo para a estética da página da web. Imagens visualmente atraentes são essenciais para promover a reputação e a percepção do site de comércio eletrônico. Por exemplo, a gigante do comércio eletrônico Amazon tem instruções específicas sobre os requisitos de imagem: o produto deve preencher 85% do quadro, ter fundo branco puro, iluminação profissional, cores realistas e bordas suaves, etc.

A tarefa de edição de fotos não é pequena, por qualquer meio – mesmo que a inicialização comece pequena, o número de imagens estaria na casa das centenas e isso aumentaria gradualmente para milhares à medida que a disseminação pelas categorias de produtos se expanda. O recorte de imagem para colocar o produto em um fundo branco (como geralmente é o padrão) e aprimorar o equilíbrio de cores do produto são tarefas que exigem habilidades especializadas de edição de fotos.

A terceirização da edição de fotos facilitará o processo de obter as imagens de melhor qualidade no site, o mais rápido possível. Imagens que requerem recorte, aprimoramento, correção de cores e redimensionamento para miniatura ou exibição ampliada podem ser terceirizadas. A equipe criativa interna só pode se concentrar na fotografia do produto.

Serviço de Manutenção de Site e Servidor

Grande parte da funcionalidade do site de comércio eletrônico depende da manutenção do servidor e do site. Isso é particularmente importante no momento em que uma venda é anunciada ou durante a alta temporada de compras, quando o tráfego de entrada no site pode aumentar, interrompendo sua funcionalidade. Em 2014, a corrida às compras na Black Friday derrubou os sites dos principais players de comércio eletrônico, como Currys, Tesco, John Lewis, Best Buy e outros.

Em uma operação contínua, as empresas de comércio eletrônico precisam prestar atenção a determinadas tarefas de manutenção para manter o site em funcionamento o máximo possível. Essas atividades precisam ser aumentadas no período que antecede uma venda ou um grande período de compras. Essas tarefas importantes incluem verificações de banco de dados SQL, ajuste de desempenho, criação de backup, atualização de plug-ins, patches e WordPress, verificações de segurança, atualização e retificação de páginas da Web HTML, modificação de conteúdo, adição ou remoção de páginas, layout e alterações de codificação e teste de formulários de sites. e checkout. Além disso, as tarefas de manutenção do servidor que precisam receber alguma prioridade incluem verificar o espaço de hospedagem, a largura de banda do site e a infraestrutura da plataforma.

A terceirização de manutenção de sites e servidores dará acesso à equipe de suporte, que assumirá a responsabilidade de determinar que o portal de comércio eletrônico possa lidar com todas as demandas impostas pelo sucesso da estratégia de marketing, e os clientes ficarão satisfeitos com a experiência de usuário.

Serviços de Suporte Técnico

Existem dois aspectos do suporte técnico para empresas de comércio eletrônico. O primeiro é mais provável no estágio de inicialização e é quando os clientes precisam de suporte técnico para suas compras ou possíveis compras. Isso é particularmente aplicável a startups que vendem produtos baseados em tecnologia.

O outro cenário surge quando a inicialização começa a se expandir e o número de recursos internos aumenta. Em seguida, esses funcionários possivelmente precisariam de suporte de TI de tempos em tempos para quaisquer problemas que surgirem relacionados à infraestrutura técnica da organização. Nesse momento, um suporte técnico simplificaria o gerenciamento de incidentes, minimizaria o tempo de inatividade e otimizaria a produtividade dos negócios.

Hoje em dia, o suporte técnico geralmente é dividido em quatro níveis: o nível 0 lida com soluções automáticas ou de autoatendimento; O Nível 1 fornece solução básica de problemas e resolução de problemas e cuida da obtenção de tickets para os próximos dois níveis; O nível 2 lida com problemas escalados que lidam com instalação, reparo, problemas de configuração, etc .; O nível 3 é o nível mais alto de conhecimento disponível na empresa e responde a consultas relacionadas à infraestrutura, servidor, data center, inteligência artificial, etc.

A terceirização do suporte técnico permite que as consultas dos clientes sejam atendidas de maneira responsiva. Caso o assunto precise ser encaminhado para o próximo nível de suporte, um ticket poderá ser levantado para o problema e o acompanhamento. A terceirização minimiza o número de agentes de suporte técnico de nível especialista que uma empresa de comércio eletrônico precisa empregar em suas próprias instalações e, portanto, cria um fluxo de trabalho sistematizado para a resolução de problemas.

Aquisição de tráfego e análise

Para qualquer negócio on-line, é essencial primeiro entender o perfil do cliente e o que constitui um bom tráfego da web para ele. Relações públicas (PR), otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de mídia social, blogs, organização de conteúdo, email marketing, marketing de vídeo, publicidade gráfica e publicidade Pay-Per-Click (PPC) precisam ser aproveitadas de maneira equilibrada e estratégica para divulgar o site e redirecionar os clientes existentes.

Juntamente com as atividades de aquisição de tráfego, as empresas de comércio eletrônico também devem analisar métricas importantes que ajudarão a direcionar melhor o esforço de marketing digital. Essas métricas incluem taxas de conclusão de meta, sessões, taxa de rejeição, páginas / sessão,% de novas sessões, tempo no site, taxas de conversão de páginas de destino, proporções importantes como taxa de tráfego para lead, taxa de lead para cliente e muito mais.

Os aspectos de terceirização da Evolução digital fornecerão aos funcionários internos a largura de banda para se concentrar nas atividades principais de marca e marketing. A equipe interna pode gerenciar o trabalho terceirizado por meio de painéis, indicadores chave de desempenho (KPIs) e reuniões regulares realizadas por telefone ou por bate-papo por vídeo.

De acordo com a plataforma de análise RJ Metrics, as empresas de comércio eletrônico com melhor desempenho atingem uma receita superior a US$ 600.000 no sexto mês de operação. Com sua infinidade de benefícios, que incluem uma economia de custos de 30 a 40%, a terceirização é um golpe infalível de crescimento que pode permitir que as startups de comércio eletrônico que estão determinadas a ter sucesso em atingir esses números e fazer uma marca.

Consulte o serviço de Evolução digital para ter essa assessoria.