As tendências de design para 2020 são uma mistura do lado visual do design gráfico e o lado de alta tecnologia que evolui os negócios na internet.

Profundidade 3D e realismo

A tendência 3D atingiu seu pico em 2019 e certamente não desaparecerá tão rapidamente. Graças às oportunidades de recursos modernos de tecnologia e software, em 2020, continuaremos vendo mais composições impressionantes de design gráfico em 3D. Além disso, para ser mais criativo, os designers costumam combiná-lo com outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.

Monocromático

Ultimamente, temos visto uma tendência de designers gráficos e da web usando um efeito de cor monocromático nas fotos. Lembre-se da mania dos duotônicos das tendências de design gráfico 2017? Acontece que a tendência agora evoluiu para uma versão ainda mais simplificada. Um filtro de cor monocromático é amplamente usado em fotos ou elementos parciais na composição gráfica.

Metais brilhantes

O uso de materiais metálicos no design gráfico estabeleceu-se como ultra moderno para identidade de marca e design de produto. Por regra, essa tendência requer um design geral minimalista, já que o foco recai no próprio efeito metálico. Percebemos que os designers usam principalmente ouro – transmite luxo, classe e bom gosto. Mas o efeito metálico também pode ser alcançado usando superfícies brilhantes sobre superfícies foscas de qualquer cor.

Para tornar o efeito ainda mais impressionante, os especialistas em branding combinam essa tendência com a gravação em relevo para materiais físicos de identidade de marca, como cartões de visita.

Tipografia maluca

Para criar composições mais inovadoras e modernas, os designers estão brincando com a tipografia. Espera-se que esta tendência floresça em 2020. Figurativa e literalmente!

Decorada com lindas flores, formas geométricas e elementos mais criativos, a tipografia artística é certamente a solução perfeita para chamar a atenção. Combinada com a tendência maxi da tipografia das tendências de design gráfico 2019, a tipografia artística em 2020 realmente se destacará.

Para criar composições mais inovadoras e modernas, os designers estão brincando com a tipografia. Espera-se que esta tendência floresça em 2020. Figurativa e literalmente!

Por falar em maxi tipografia, a tendência certamente se mostrou estável e continuaremos a vê-la. De fato, em 2020 a tipografia maxi será tão máxima que os designers dividirão as palavras em várias linhas.

Quando se trata de espessura, a regra é – quanto mais espessa, melhor. Fontes e letras pesadas já estão inundando o mundo do design gráfico. Nós os vemos em logotipos, pôsteres, designs da web e até no design de embalagens. Mais uma vez, as letras serão enormes e podem ir além das bordas da composição.

Outra grande tendência sobre tipografia para o próximo ano seria desenhar formas com ela. O que queremos dizer com isso? Rodopios, círculos ou simplesmente curvas seguindo as curvas de outros elementos no design. As formas podem ser bidimensionais e até tridimensionais. Um grande sucesso é a criação de objetos 3D com palavras como cubos, escadas e muito mais.

A semi-transparência na tipografia também está na moda. Em 2020, veremos isso de diferentes formas. Seções de palavras se sobrepõem, “tipografia dupla” com a segunda cópia transparente ou simplesmente tipografia semitransparente sobre fotos e outros elementos da composição do design.

Máscara de imagem e texto

A máscara de imagem e texto não é uma nova técnica para o mundo do design, mas ainda parece bastante moderna em 2020. Como deixa uma grande parte da imagem para trás, não revelada, ela ajuda a obter uma aparência misteriosa e minimalista. Em 2020, os designers continuarão criando composições com mascaramento de imagem e texto, obviamente aderindo à tipografia máxima para a última, a fim de alcançar o efeito desejado. Aqui estão alguns exemplos.

Arte em linha

A tendência da tipografia e dos elementos de contorno que foram bastante massivos durante 2018 e 2019 agora está evoluindo para padrões e desenhos de arte de linha totalmente ilustrados e animados. Em essência, a linha artística é um estilo esquemático e simplificado de ilustração. Como tal, é ótimo para transmitir conceitos e idéias. Parece limpo, elegante e discreto. A arte em linha é um dos estilos de decoração preferidos nas tendências de design gráfico 2020.

Colagens de desenhos e fotos

Temos assistido a uma tendência bastante interessante e criativa no design gráfico, que nos lembra os desenhos que costumávamos fazer em nossos cadernos na escola, ou seja, rabiscar. O Doodling começou como uma tendência divertida no mundo da ilustração, mas rapidamente se tornou um sucesso que o vemos em projetos em toda a web.

Quando usado em design gráfico, o doodling ajuda a obter uma sensação mais informal, personalizada, artesanal e divertida da composição.

Os designers combinam fotos da vida real com ilustrações simples, substituindo partes da foto ou interagindo com a foto. Semelhante à tendência do doodling, mas com uma parcela muito maior para a parte da criatividade. A tendência inovadora é definitivamente uma que veremos em 2020, pois predispõe a uma enorme criatividade e oportunidades para criar uma peça única.

Ilustrações simplificadas

Usar ilustrações em design gráfico não é novidade. De fato, os designers geralmente incorporam ilustrações para transmitir conceitos e idéias e comunicar melhor as mensagens. Quando se trata de tendências de design gráfico para 2020, ilustrações simples serão a melhor opção.

A falta de detalhes permite que os designers não se concentrem na arte em si, mas na mensagem que ela transmite. Em 2020, as ilustrações em design parecerão simplistas demais, incompletas e até … infantis.

Ilustrações isométricas

As ilustrações isométricas estão na lista de tendências há muitos anos e, logicamente, passaram por muitas transformações. Geralmente usados ​​para design de infográfico, web design e design de apresentação, eles são um estilo preferido devido à sua capacidade de ilustrar um objeto tridimensional em uma superfície bidimensional.

Em 2020, movimento é tudo. O design gráfico isométrico evolui para uma solução visual totalmente animada e super envolvente. Ultimamente, a tradução de objetos 3D em superfícies 2D tornou-se mais real do que nunca. Esperamos que o design isométrico continue evoluindo até um ponto em que pareça um 3D real que se move e brinca com o público.

Cores terrosas: uma sensação de vintage

Tudo novo é um velho bem esquecido. No entanto, é definitivamente difícil esquecer os incríveis 50 e a seguinte tendência confirma isso. Os anos 50 são uma enorme fonte de inspiração para designers. Ao usar nuances de cores terrosas e ilustrações desenhadas à mão com tinta, os designers gráficos e da web estão criando composições que transmitem a sensação caseira dos desenhos dos anos 50. Talvez você também esteja interessado em conferir mais exemplos de Design Retro nos Tempos Modernos.

O estilo vintage também é usado em identidade de marca e design de embalagem, tipografia e letras. Parece que em 2020 estaremos passando por uma explosão do passado. Bem, pelo menos quando se trata de design gráfico.

Padrões e texturas

Padrões e texturas estavam fora do palco por um bom tempo quando o design plano reinou na web. Agora vemos um aumento no uso de padrões e textura, mas não necessariamente usado da maneira tradicional. Combinar vários padrões em um design ou apenas seções do padrão que cobrem a tela será a norma em 2020.

Desenhos geométricos

Todos os envolvidos em design gráfico e arte dirão a você – tudo se resume a formas geométricas básicas. E como muitos designers buscam a simplicidade em seu design, o uso de formas geométricas simples ainda é uma das principais tendências no campo para 2020. Os desenhos geométricos podem parecer simples, mas na verdade exigem muito trabalho para recriar uma composição que carrega o significado certo para as pessoas entenderem.

Líquidos

Ao contrário das formas geométricas que têm bordas e curvas estritamente fixas, as formas líquidas sugerem criatividade, agilidade e movimento. Deixar de fora as arestas ajuda a obter uma aparência suave e macia que muitos designers desejam recriar. Como tal, eles definitivamente se transformam em tendências de design gráfico 2020, muitas vezes combinadas com outros efeitos, como semitransparência, cores brilhantes e gradientes de cores, animações etc.

As tendências de design gráfico 2020 são super diversas e impressionantes! Em 2020, veremos um design incrível trabalhar com tipografia, combinações de cores fascinantes, uma explosão do passado com designs de estilo retrô, arte de linha, rabiscos e muitas outras tendências incríveis. Quais são as suas previsões pessoais das tendências de design gráfico para 2020? Gostaríamos muito de ver o que você pensa nos comentários abaixo.

Links úteis

https://graphicmama.com/blog/graphic-design-trends-2020/