Neste momento de home office muito se perguntam se essa condição de trabalho será muito longa ou mesmo se vai impactar a forma como o trabalho é feito eternizando a condição remota. Saiba como tirar melhor proveito da situação.

 

Com 83% dos trabalhadores home office e tantas incertezas sobre o retorno ao trabalho presencial, muitas empresas e profissionais busca formas de reestruturar suas operações ou mesmo decidir o que fazer com os espaços criados para interações em grupos onde antes da Pandemia costumava acontecer. O novo momento trouxe desafios para muitos negócios e reunimos algumas experiências e dicas para você estruturar na sua empresa hábitos saudáveis de trabalho remoto. 

Mantenha a comunicação ativa

Ao trabalhar em casa, pode ser difícil entrar no “ritmo” da jornada de trabalho. Nem sempre são possíveis espaços dedicados para escritórios domésticos, especialmente quando os trabalhadores são subitamente transferidos para uma posição remota. Erros que afetam tanto a produtividade quanto o moral são frequentemente cometidos. Muitos trabalhadores recém-remotos geralmente sentem que precisam manter sua rotina regular das 9 às 5. Para muitos trabalhadores, essa não é necessariamente a melhor maneira de trabalhar em casa. Pode ser mais eficaz trabalhar durante as horas em que você está com a produtividade ideal. Para alguns, isso pode ser a primeira coisa de manhã. Para outros, pode ser tarde da noite. E ainda outros trabalhadores podem achar que trabalhar em rajadas ao longo do dia funciona melhor. É importante manter-se disponível durante o “horário de trabalho”, mesmo quando não estiver trabalhando ativamente, caso um colega de equipe tenha uma pergunta ou precise de ajuda com um projeto. Felizmente, as versões de aplicativos para dispositivos móveis de ferramentas como o Slack ou Workplace do Facebook facilitam a conexão, mesmo quando você não está sentado em sua mesa. Se não houver uma política definida sobre comunicação, no mínimo, o progresso deve ser comunicado semanalmente. Sempre que houver um bloqueio ou atraso na entrega, isso também deverá ser comunicado. O mesmo vale para quando um projeto está avançando sem problemas e será concluído antes do prazo. A transparência também é essencial para a comunicação remota no trabalho. Para evitar que pequenos problemas se transformem em grandes, é importante discutir quaisquer bloqueios ou problemas com antecedência. Em um escritório tradicional, os problemas surgem de maneira mais orgânica do que em um ambiente remoto – fazer questão de trazer à tona problemas à medida que surgem é a chave para solucionar problemas rapidamente e preservar as boas comunicações da equipe.

Crie processos documentados na nuvem

Para que todo o time possa acompanhar os processos da empresa é ideal criar a documentação em ferramentas online acessíveis por todos os participantes da empresa. Além dos processos é importante armazenar documentos e arquivos que sejam de uso comum pela empresa, além de ter um ambiente de comunicação com o cliente de forma digital.

Invista em tecnologia confiável

A tecnologia confiável é um dos aspectos mais importantes de qualquer configuração de escritório em casa. As falhas de tecnologia são um dos maiores obstáculos à produtividade dos trabalhadores remotos. Um bom laptop é fundamental para muitos trabalhadores remotos. Embora a maior parte do trabalho possa ser realizada em um espaço de trabalho dedicado, ter a opção de trabalhar em um local diferente – mesmo que esse local seja apenas um pátio em um dia agradável – pode ser a chave para manter a produtividade e o moral. Como a maioria das empresas distribuídas realiza reuniões por videoconferência, um bom conjunto de fones de ouvido é um equipamento essencial. Existem muitas opções por aí, tanto no estilo de orelha como no ouvido. A principal coisa a procurar é um conjunto com um microfone embutido. Alguns trabalhadores remotos preferem fones de ouvido Bluetooth, enquanto outros não desejam o incômodo de lembrar que outro dispositivo carrega e optam por fones de ouvido com fio. Dados suficientes em um plano de telefone celular ajudam os funcionários remotos a ficarem menos presos às suas mesas. Quando as notificações podem ser recebidas de qualquer lugar, isso permite que você se afaste do trabalho sem se preocupar com a falta de informações ou comunicações importantes. Isso é especialmente importante ao trabalhar com colegas de equipe em diferentes fusos horários, que podem ter uma pergunta importante após o encerramento do dia. Internet confiável e de alta velocidade também é essencial, especialmente para videoconferência. Sem uma conexão suficiente à Internet, as videochamadas tornam-se instáveis ​​e difíceis de gerenciar. Em muitos locais, a internet confiável está prontamente disponível – não necessariamente o caso em todos os lugares, mesmo em algumas grandes cidades.

Apoio da comunidade

Um dos maiores desafios que surgem em qualquer trabalho remoto é um sentimento de isolamento. Quando os colegas de equipe não trabalham juntos pessoalmente diariamente, podem ocorrer desconexões. Na pior das hipóteses, os membros podem parar de funcionar em equipe. É importante que os trabalhadores remotos evitem sentimentos de isolamento apoiando-se em suas comunidades, tanto profissionais quanto pessoais. Estabelecer uma rotina com outras pessoas é uma boa maneira de manter essas comunidades vibrantes. Por exemplo, almoçar com um amigo (mesmo que virtualmente) uma vez por semana pode ser uma boa maneira de manter as comunidades pessoais fortes. Uma maneira de manter as comunidades de trabalho fortes é através da colaboração. Oferecer ajuda para o projeto de outro colega de equipe é uma ótima maneira de fortalecer os relacionamentos da equipe. Também facilita pedir ajuda quando necessário.

Grave em vídeo os alinhamentos

Manter todos da empresa alinhados é muito importante para atingir resultados. Utilize reuniões semanais de alinhamentos gerais e deixe gravado para quem está em outro fuso horário e precisará ver em outro horário, faça esse processo para todos os encontros importantes e gerais. Assim ninguém perde os detalhes dos alinhamentos da empresa.

Links úteis

https://www.owllabs.com/state-of-remote-work/2019?hs_preview=jWDXIXgj-13385250578