Criamos o plano de como ganhar dinheiro na internet para você seguir e atrair visitantes ao site da sua pequena empresa para fazer com que eles comprem.

Há uma sequência comprovada de etapas que você pode seguir para garantir o sucesso ao iniciar um pequeno negócio online e vamos apresentar o plano para que você encontre uma necessidade e consiga resolver, consiga escrever conteúdos digitais que vendem, criar um site de forma fácil, usar os mecanismos de busca para atrair visitantes e vender pela internet. Qualquer pessoa, de iniciante a empreendedor experiente, pode se beneficiar desse processo ao aprender como iniciar um negócio online.

Etapa 1: inicie um negócio que atenda a uma necessidade

A maioria das pessoas que estão apenas começando comete o erro de procurar primeiro um produto e depois o mercado.

Para aumentar suas chances de sucesso, comece com um mercado. O truque é encontrar um grupo de pessoas que estão procurando uma solução para um problema, mas não encontram muitos resultados. A internet facilita esse tipo de pesquisa de mercado:
– Visite fóruns online para ver quais perguntas as pessoas fazem e quais problemas eles estão tentando resolver.
– Pesquise as palavras-chave pesquisadas no Google Trends por exemplo, para encontrar palavras-chave que muitas pessoas pesquisam, mas que não têm muita concorrência com outros sites.
– Confira seus concorrentes em potencial visitando seus sites e anotando o que eles estão fazendo para atender à demanda. Depois, você pode usar o que aprendeu e criar um produto para um mercado que já existe – e fazê-lo melhor do que a concorrência.

Etapa 2: escreva chamadas usando técnicas de copywriter que vendem

Existe uma fórmula comprovada de copywriter de vendas que leva os visitantes pelo processo de venda desde o momento em que chegam até o momento em que fazem uma compra:

– Desperte o interesse com um título atraente.
– Descreva o problema que seu produto resolve.
– Estabeleça sua credibilidade como solucionador deste problema.
– Adicione depoimentos de pessoas que usaram seu produto.
– Fale sobre o produto e como ele beneficia o usuário.
– Fazer uma oferta.
– Faça uma garantia forte.
– Crie urgência.
– Peça a venda.
Em toda a sua cópia, você precisa se concentrar em como seu produto ou serviço é capaz de resolver de maneira única os problemas das pessoas ou melhorar sua vida. Pense como um cliente e pergunte “O que há para mim?”

Etapa 3: crie e construa seu site

Depois de obter seu mercado e produto e definir seu processo de venda, agora você está pronto para o design da web para pequenas empresas. Lembre-se de manter as coisas simples. Você tem menos de cinco segundos para chamar a atenção de alguém – caso contrário, eles se foram, para nunca mais serem vistos. Algumas dicas importantes a serem lembradas:

– Escolha uma ou duas fontes simples em um fundo branco.
– Torne a sua navegação clara e simples, e a mesma em todas as páginas.
– Use gráficos, áudio ou vídeo apenas se eles melhorarem sua mensagem.
– Inclua uma oferta de aceitação para coletar endereços de email.
– Facilite a compra – não mais que dois cliques entre o cliente em potencial e o pagamento.
– Seu site é sua loja on-line, portanto, seja amigável ao cliente.
– Crie um site ou loja em 5 minutos com InMake da InCuca, só escolher um template e customizar.

Etapa 4: use os mecanismos de pesquisa para direcionar compradores ao seu site

A publicidade paga por clique é a maneira mais fácil de obter tráfego para um site totalmente novo. Tem duas vantagens em esperar que o tráfego chegue até você organicamente. Primeiro, os anúncios PPC (pagos por clique) são exibidos nas páginas de pesquisa imediatamente e, em segundo lugar, os anúncios PPC permitem testar diferentes palavras-chave, bem como títulos, preços e abordagens de venda. Você não apenas obtém tráfego imediato, mas também pode usar anúncios PPC para descobrir suas melhores palavras-chave com maior conversão. Em seguida, você pode distribuir as palavras-chave em todo o site em sua copywriter e código, o que ajudará sua classificação nos resultados da pesquisa orgânica.

Etapa 5: estabeleça uma reputação de especialista para si mesmo

As pessoas usam a internet para encontrar informações. Forneça essas informações gratuitamente para outros sites e você verá mais tráfego e melhores classificações nos mecanismos de pesquisa. O segredo é sempre incluir um link para o seu site com cada pedacinho de informação.

– Distribua conteúdo gratuito e especializado. Crie artigos, vídeos ou qualquer outro conteúdo que as pessoas considerem úteis. Distribua esse conteúdo por meio de diretórios de artigos on-line ou sites de mídia social.
– Inclua links “enviar para um amigo” em conteúdo valioso no seu site.
– Torne-se um especialista ativo em fóruns do setor e sites de redes sociais onde seu mercado-alvo está presente.

Você alcançará novos leitores. Mas, melhor ainda, todos os sites que postarem seu conteúdo serão vinculados ao seu. Os motores de busca amam links de sites relevantes e o recompensarão no ranking.

Etapa 6: use o poder do email marketing para transformar visitantes em compradores

Ao criar uma lista de inscrição, você cria um dos ativos mais valiosos do seu negócio on-line. Seus clientes e assinantes lhe deram permissão para enviar um email a eles. Que significa:

– Você está dando a eles algo que eles pediram.
– Você está desenvolvendo relacionamentos vitalícios com eles.
– A resposta é 100% mensurável.
– O marketing por email é mais barato e mais eficaz que o impresso, a TV ou o rádio, porque é altamente direcionado.

Qualquer pessoa que visite seu site e opte por sua lista é uma vantagem muito importante. E não há ferramenta melhor do que o e-mail para acompanhar esses leads.

Etapa 7: aumente sua renda por meio de vendas cross-selling e upselling

Uma das estratégias de marketing na Internet mais importantes é desenvolver o valor da vida de cada cliente. Pelo menos 36% das pessoas que compraram de você uma vez comprarão de você novamente se você as acompanhar. Fechar a primeira venda é de longe a parte mais difícil – sem mencionar a mais cara. Portanto, use a venda cross-selling e upselling para novamente vender a seus clientes:

– Ofereça produtos que complementem sua compra original.
– Envie cupons de fidelidade eletrônicos que eles poderão resgatar na próxima visita.
-Ofereça produtos relacionados na página “Obrigado” após a compra.
– Recompense seus clientes por sua lealdade e eles se tornarão ainda mais fiéis.

A internet muda tão rápido que um ano online equivale a cinco anos no mundo real. Mas os princípios de como iniciar e expandir um negócio online de sucesso não mudaram. Se você está apenas começando um pequeno negócio digital, siga esta sequência. Se você está online há algum tempo, faça uma revisão rápida e veja se há uma etapa que você está negligenciando ou se nunca conseguiu fazer isso em primeiro lugar. Você não irá errar seguindo o básico.