Neste Carnaval 2020, o Google trouxe uma surpresa para os seus usuários. Os aplicativos Google Maps e Google Assistente irão auxiliar com informações e comunicações nas festividades.

Em outros anos o Google também chegou a trazer funcionalidades extras para o período festivo. A melhoria deste ano será uma melhor cobertura do Carnaval, fornecendo informações sobre os blocos do Rio de Janeiro e São Paulo, que somados são mais de 3 mil. Caso a pessoa queira conferir mais informações sobre os desfiles, ela só precisará falar “Ok Google, falar com blocos de rua”.

As cidades contempladas com a funcionalidade de informações em tempo real sobre as vias que estarão fechadas no Carnaval 2020 serão: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Será possível também conferir as alterações dos horários e trajetos das linhas de ônibus nestes municípios. Desta forma se economizará tempo tanto para quem está se deslocando quanto para quem irá organizar as festas.

O Google Assistente não servirá somente para denúncias de assédio sexual, mas também para responder a perguntas e ordens como:
Você gosta de Carnaval?
Bebeu água?
Quais são seus planos para o Carnaval?
Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
Crie um enredo de escola de samba.
Crie um nome de bloco de Carnaval.
Me dá uma dica de fantasia para o Carnaval?
E se o crush não me quiser?

Brasil é o 4º país com o maior tráfego de internet do mundo

Um novo levantamento feito pela SimilarWeb mostra o quanto o tráfego de internet cresceu nos últimos anos. Contudo, este aumento é relacionado ao uso de smartphones, sendo que o volume proveniente de desktops tem caído. O Brasil aparece no estudo na quarta posição em termos de número de visualizações de páginas na web.

O líder da lista são os Estados Unidos, com mais de 300 bilhões pageviews por mês, seguido pela Rússia, com 100 bilhões; pela China, com perto de 90 bilhões; e, então, pelo Brasil, com cerca de 80 bilhões.

Segundo o documento, o tráfego mobile cresceu 20,6% desde 2017,. Em contrapartida, a participação de desktops nesta conta caiu 3,3%. Contudo, este é um fenômeno recente, sendo que, em 2018, havia maior movimentação via PCs. A projeção para este ano é de que as plataformas mobile tenham ainda maior parcela de tráfego.

Outro dado diz respeito ao comportamento do usuário. Segundo o levantamento, quem navega por plataformas mobile tende a ficar menos tempo em uma mesma página em comparação com os que navegam via desktop.

O estudo, chamado 2020 State of Digital Report, coletou com dados entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, tanto PCs quando em dispositivos móveis. No total, em 2019, foram 223 bilhões de visitas a páginas por mês em todo mundo, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior e de 11,8% para 2017.

Tecnologia pode ajudar a impedir chuva em blocos de carnaval

Um dos aspectos que preocupa os foliões no carnaval é o mau tempo: a chuva pode prejudicar – e muito – o andamento das festas. Pensando nisso, a ModClima quer combater o problema e garantir que o sol brilhe durante as comemorações.

A empresa vai enviar aviões para semear gotículas de água pura com tamanho controlado no interior das nuvens. O objetivo é provocar mais colisões e aglutinações para formar gotas de chuva.

A ação vai ocorrer no reservatório do Sistema Cantareira, em São Paulo. Espera-se, com isso, que a chuva ocorra antes de chegar aos blocos de rua e ainda abasteça o reservatório.

Link úteis

https://olhardigital.com.br/video/tecnologia-pode-ajudar-a-impedir-chuva-em-blocos-de-carnaval/97044

https://www.similarweb.com/corp/reports/2020-digital-trends-report/