COMO OTIMIZAR SEU SITE PARA PESQUISA POR VOZ

Você está usando a pesquisa por voz do Google em seu telefone ou laptop? Você otimizou seu site para pesquisa por voz também?

https://www.youtube.com/watch?v=7xcMgMbF8uE

Os tempos estão mudando e como atuante no digital você deve estar sempre atualizado com tudo o que acontece na Internet, se adaptar às novas tecnologias e, claro, à forma como os consumidores se comportam.

Bom, a quase dois anos foi anunciado durante uma apresentação do Google I / O algo que a maioria dos profissionais de marketing já sabia: de acordo com ele, cerca de 20 por cento das consultas no aplicativo móvel do Google e em dispositivos Android são pesquisas por voz. Mas isso foi apenas o começo.

De muitas maneiras, essa reviravolta era esperada, considerando que a maioria das pessoas de hoje usa o celular todos os dias. É mais fácil falar com um dispositivo portátil e comandar uma consulta de pesquisa por voz do que escrever suas palavras-chave em sua tela minúscula com seu teclado minúsculo.

Conseqüentemente, todos os principais desenvolvedores de software e produtores de dispositivos móveis investiram no desenvolvimento de ferramentas ativadas por voz e assistentes pessoais mais precisas e eficazes.

Siri, Cortana, Google Voice Search / Now, Viv, Amazon Alexa e Google Home são os assistentes pessoais ativados por voz e ferramentas de pesquisa mais importantes atualmente. Além disso, espera-se que haverá mais de 1 bilhão de dispositivos com assistentes de voz em uso em breve.

Essa tendência fará com que mais de 50% de todas as pesquisas sejam pesquisas por voz.

Com base nessas estatísticas, podemos ver claramente como a pesquisa por voz é importante quando se trata de SEO de sites. Seu site precisa estar pronto para isso.

Enquanto no passado sua estratégia de SEO era focada na pesquisa de texto, agora você precisa otimizar seu site e torná-lo pronto para a posição V.

Qual é a posição V?

Bem, “a posição V é o resultado da pesquisa por voz em destaque lido em voz alta por Alexa, Google ou qualquer outro assistente de pesquisa por voz”. Em outras palavras, significa que você também precisa otimizar suas páginas para pesquisa por voz e que tudo depende de como você faz isso.

Bom o primeiro ponto é otimizar velocidade.

O Google prefere o site que carrega rapidamente. Isso os favorece a tal ponto que, de dois sites semelhantes, o que carrega mais rápido chega a ser o primeiro na lista de resultados da pesquisa. Portanto, a velocidade é importante para todos os tipos de pesquisas, sejam elas baseadas em texto ou voz.

Além da velocidade, o Google também favorece sites protegidos e certificados. Ele favorece os sites em que se pode confiar, independentemente do setor ao qual aderem ou se são sites de comércio eletrônico ou apenas blogs. O protocolo HTTPS garante ao visitante e ao bot do Google que seu site é confiável e, como consequência, que cumpre todas as regras de boas práticas online.

Bem, se você deseja que seu site seja otimizado para pesquisa por voz, você deve ser capaz de fornecer respostas aos seus leitores. Você precisa responder a algumas das perguntas mais comuns relacionadas ao seu setor, perguntas que os usuários podem fazer verbalmente.

Para isso, criar um FAQ na página com essas perguntas e respostas vão ajudar.

O SEO depende não apenas da tecnologia por trás do site, mas também da qualidade do seu conteúdo. Você precisa de artigos de primeira qualidade que sejam valiosos para seu público-alvo. Você precisa de conteúdo que responda às suas perguntas e os atraia para você. Quanto melhor for o seu conteúdo, mais provável é que os motores de busca o classifiquem melhor e as pessoas venham até você e talvez se tornem leitores regulares.

Os 5 principais resultados em uma consulta de pesquisa são, em média, artigos longos que variam de 2.450 a 2.300 palavras.

O conteúdo de formato curto também pode ajudá-lo se você deseja atrair pessoas que procuram respostas rápidas e curtas para algumas de suas perguntas.

Outro ponto é usar palavras simples e frases curtas.

O motivo é por que as pessoas que usam a pesquisa por voz estão fazendo perguntas simples, perguntas que a IA pode entender e traduzir facilmente em resultados de pesquisa.

Quanto mais curta a frase com a resposta, maior a probabilidade de que as pessoas que fizeram a pergunta a leiam primeiro. Se for uma resposta válida, então talvez eles também cliquem no link e visitem o site. Se você for conciso e for capaz de fornecer informações valiosas em palavras simples e compreensíveis, estará aumentando as chances do seu site crescer organicamente.

Outra dica é manter a atividade nas redes sociais. O conteúdo viral das mídias sociais é um ativo valioso em SEO, pois gera um conjunto significativo de backlinks para sua página de origem. Quanto mais backlinks valiosos para o seu site você tiver, maior será sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Além disso, se você quiser ter uma boa classificação nas mídias sociais, independentemente de seu conteúdo ser viral ou não, tente se lembrar dos capítulos anteriores e escreva seus artigos de acordo.

Por fim, provavelmente seu negócio depende dos resultados das busca. Embora seja ótimo estar lá, é melhor estar na primeira página e, claro, ainda melhor se você se classificar em primeiro lugar.

A pesquisa por voz se tornou uma tendência nos dias de hoje e por isso, você precisa se adaptar a ela. Para se adaptar e prosperar neste novo contexto online, você precisa ter certeza de que seu site está otimizado para pesquisa por voz.

O que você acha da pesquisa por voz? Você pretende otimizar seus site para ela?

Comente abaixo, queremos saber sua opinião.

Ainda assine o canal e ative o sininho para ser notificado sobre novos conteúdos e dicas toda semana.

Mais informações sobre como melhorar seu negócio na internet você acompanha no Instagram @incucaviva.