3 PASSOS PARA REINVENTAR SEU NEGÓCIO

Como a sua empresa pode criar alguma estratégia depois de todos os acontecimentos imprevisíveis que 2020 trouxeram?

https://www.youtube.com/watch?v=wEolRDfwmxY

A resposta é simples, mas a execução não é.

O caminho seria examinar as próprias fraquezas e vulnerabilidades do negócio e se reinventar antes que alguém ou algo faça isso pra você.

Em resumo o conselho é construir você mesmo o que vai eliminar o que você faz hoje.

Mas como fazer isso?

Essa jornada tem 3 passos principais que vamos compartilhar para você refletir e executar no seu negócio.

Primeiro passo.

Faça um trabalho de base.

Nessa fase é preciso questionar as mentalidades e valores predominantes no negócio e nas pessoas que compõem o negócio. Examine as principais tendências globais. Adote a mentalidade de renascimento do negócio, seja um catalisador de mudança.

Segunda fase. O campo de batalha.

Crie uma pequena lista de cenários que podem perturbar a empresa. As ameaças podem ser novas tecnologias, mudanças demográficas, tendências sociais ou qualquer outra. Crie em cima disso o ataque mais devastador imaginado e use para iluminar os pontos fracos de seus negócios.

Terceira fase. Avançe.

Redefina as prioridades criando novas e coloque elas em prática. Com isso, seu negócio criará novos modelos de negócios e sua empresa começa a renascer diferente. Uma transformação completa acontece.

Para facilitar, vou apresentar algumas dicas para cada fase, assim você pode colocar em prática o quanto antes.

Para a primeira fase, para um bom trabalho de base.

Defina o status quo da sua empresa. Qual é a visão da empresa? Quais são suas prioridades estratégicas? Como ela cria valor para as partes interessadas, sejam elas clientes, funcionários, parceiros ou investidores? Como ela captura valor para si mesma?

É possível usar uma análise SWOT padrão, para definir quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa – e como eles se refletem na maneira como as coisas são feitas?

Criamos um curso com mão na massa onde a SWOT e várias outras técnicas para inovação no seu negócio são apresentadas. Confira no link da descrição.

Dicas para o segundo passo. Interrogue sua própria mentalidade. Quais são suas próprias atitudes em relação à ruptura da empresa? Você e seus colegas de trabalho estão dispostos a denunciar práticas obsoletas e identificar problemas no horizonte? Quais são as características dos líderes que eles mais admiram e como elas moldam seus próprios estilos de gestão, para o bem ou para o mal?

E as dicas para o terceiro passo, identifique ameaças e ferramentas. Você pode incluir mudanças sociais radicais, como regulamentação, mudanças de geração e ativismo, bem como tecnologias específicas que estão evoluindo rapidamente, como nuvem, IA, internet das coisas, impressão 3D, blockchain e mídia social.

Espero que tenha gostado das dicas e que sua empresa consiga adotar o modelo de mudança e inovação para se reinventar.

Comente abaixo quais principais fontes de mudanças no futuro irão abalar as empresas ou mercados como os conhecemos hoje. Queremos saber que acontecimentos você acredita que farão tudo diferente.

Comente também quais novos modelos de negócios você acredita que serão criados no futuro.

Aproveite e assine o canal, ative o sininho para ser notificado sobre novos conteúdos.

Mais informaçòes sobre negócios digitais e técnicas para melhorar seu negócio você acompanha no instagram @incucaviva.

Até mais.

Referências

https://sloanreview.mit.edu/article/disrupt-your-own-business-first/

Curso sobre SWOT e outros https://play.incuca.net/courses/criacao-e-validacao-de-negocios-na-internet/